quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

NORTE CHICO... berço da civilização sul-americana

Imprensada entre os Andes e o Pacífico, a costa do Peru é extremamente árida. Sobre a maior parte do continente sul-americano, ventos predominantes vêm do leste, através do Brasil. Quando o quente vento e úmido amazônico chega às alturas dos Andes, resfria-se e sua umidade desce na forma de neve. Não sobra quase nada para a costa peruana... Por outro lado, ela também é isolada da umidade do Pacífico, onde ventos alísios criam uma segunda zona de chuva. Soprando a partir do sudoeste, os alísios empurram a superfície quente das águas para o nordeste, trazendo as águas geladas das profundezas perto da praia para a superfície. O fluxo de água fria costeira - conhecida como "Corrente Humboldt" - esfria o ar acima da superficie. Vindo do oeste, os ventos alísios do Pacífico encontram o ar frio da corrente Humboldt e são empurrados para cima, numa inversão de temperatura clássica. Com isso, o movimento do ar é inibido (o ar frio não consegue elevar-se e o ar q uente não desce), inibindo a chuva. Assim, isolado do ar úmido pelos Andes e pela Corrente Humboldt, o litoral peruano é espantosamente seco. Em alguns lugares - como por exemplo partes do Deserto de Atacama, na fronteeira entere o Peru e o Chile - nunca foi registrada qualquer chuva.

Contudo, a costa é pontuada por mais de cinqüenta rios, que canalizam as aneves derretidas dos Andes para o mar. As linhas de vegetação ao longo das suas margens são oásis, locais férteis em que as pessoas podem cultivar em campos que de outro modo seriam terra morta. Durante grande parte do ano, o ar oceânico é frio o bastante nas manhãs de inverno para fazer a cerração avançar para dentro dos vales a 30 metros de profundidade. A nebllina dá ao deserto a maior parte da sua umindade.
Os primeiros habitantes do Peru aparecem no registro arqueológico antes de 10.000 a.C. Aparentemente, viviam uma parte do ano nos contrafortes das montanhas, coletando e caçando; quando o inverno chegava, eles marchavam para a costa mais quente.

Em 8.000 a.C., os paleoamericanos tinham se irradiado por todo o oeste da América do Sul. Alguns grupos se estabeleceram em cavernas nas montanhas, matanco vicuñas do tamanho de veados com lanças; outros tiravam peixes dos mangues; ainda outros permaneciam na praia como seus antepassados tinham feito, fazendo redes e colocando-as na água. No crestado deserto do Atacama, os Chinchorro criaram as primeiras múmias da história.


As múmias chinchorras eram frequentmente repintadas, indicando que não eram logo enterradas, mas mantidas em exibição, talvez durante anos. Pode-se especular que os pais enlutados não fossem capazes de deixar partir o corpo dos seus filhos numa sociedade que considerava que o espírito aderia à carne. O que é certo é que as múmias chinchorras são a primeira manifestação de um fenômeno que marcou as sociedades andinas em todo o caminho até os Inka: a crença de que o morto preservado e venerado podia exercer um forte impacto sobre os vivos.

Uma das regiões dessa costa é conhecida, hoje, como NORTE CHICO,
formada por quatro estreitos vales fluviais - Huaura, Supe, Pativilca e Fortaleza. Eles convergem para uma fatia de litoram com menos de 48 quilômetros de comprimento. Que, como todo o resto, é uma zona agronômica impraticável: estéril, nebulosa, quase desprovida de chuvas, sísmica e climaticamente instável. Exceto ao longo dos rios, nada cresce a não ser líquen. Não obstante, em algum momento antes de 3.200 a.C., e posivelmente antes mesmo de 3.500 a.C., algo aconteceu ali, pois encontramos, nessa área, um complexo de sítios extraordinários: a concentração de pelo menos 25 grandes centros cerimoniais/residenciais, única em toda a América do Sul. Metaforicamente, a maior parte dos Andes é coberta por pequenos grãos de areia (entre 3.000 e 1.800 a.C.); em uns poucos pontos, há formigueiros que se distinguem na paisagem de grãos desarticulados... No Norte Chico, há um vulcão!

Entre esses centros, destacamos ASPERO, com meia dúzia de montes-plataforma, de tipo templo, alguns com 5m de altura, que são indícios de uma cultura mais avançada materialmente do que se imaginaria para a época e o local. Hoje sabe-se que Aspero pode ter chegado a 17 montes-templos construídos entre 4.900 e 3.000 a.C.

CARAL emerge do solo arenoso como uma portentosa formação de 60 hectares de terraplanagens: seus grandes montes-plataforma, um com 20 metros de altura e 33 m de um dos lados; duas praças cerimoniais circulares rebaixadas; meia dúzia de complexos de montes e plataformas; grandes edifícios de pedra com apartamentos residenciais, foi fundada antes de 2.600 a.C.
Entre os rios Pitivilca, ao norte dessa região, e o Fortaleza, um pouco mais ao norte, encontramos centros urbanos importantes, do porte de Caral em termos de arquitetura monumental, estruturas cerimoniais e arquitetura residencial. E alguns deles são mais antigos que Caral. Há evidências, em HUARICANGA, de povos vivendo ali a partir de 9.210 a.C. Em CABALLETE a datação mais antiga chega a 3.100 a.C.; em PORVENIR e UPACA, a 2.700 a.C. Tomadas individualmente, nenhuma das 25 cidades do Norte Chico rivalizava as cidades sumérias em tamanho, mas a totalidade era maior do que a Suméria inteira. As pirâmides do Egito eram maiores, mas foram construídas séculos mais tarde.

Essas cidades devem ter tido um governo centralizado que instigava e dirigia o trabalho. No Norte Chico, em outras palavras, o Homo sapiens experimentou um fenômeno que antes só tinha ocorrido uma vez, na Mesopotâmia: a emergência, para o melhor ou o pior, de líderes com prestígio, influência e posição hierárquica bastantes para induzir seus súditos a fazerem trabalho pesado. Era a segunda experiência do gênero de HUMANOS COM GOVERNO!
O Norte Chico é um dos únicos dois lugares que INVENTOU o Governo. Em todos os demais lugares, ele foi herdado ou emprestado. As pessoas nasceram em sociedades com governo, ou viram os governos dos vizinhos e copiaram a idéia. Mas no Norte Chico, as pessoas PRODUZIRAM UM GOVERNO.
De onde provém o governo? O que faz as pessoas decidirem abrir mão de uma parte de sua liberdade pessoal em nome dele? O que elas ganham com isso? No Norte Chico, o Governo não parece ter decorrido da necessidade de defesa mútua, pois as 25 cidades não são localizadas estrategicamente e não tem muralhas defensivas. Também não se encontra nenhuma evidência de guerra - como edifícios queimados ou corpos mutilados. Em vez disso, a base do poder dos governantes era o bem econômico e espiritual comum. O governo era quase certamente teocrático, com líderes induzindo seus seguidores a obedecerem através de uma combinação de ideologia, carisma e reforço positivo habilmente cronometrado. Espalhado uase que a esmo, em torno do topo dos montes, há pedregulhos queimados e oxidados, demostrando serem "pisos de lareira". O que insinua restos de banquetes; ou seja: os governantes estimulavam e premiavam a força de trabalho durante a construção e a manutenção do monte organizando churrascos celebratórios de peixe e raiz de bananeirinha-da-índia, diretamente no local do trabalho. Depois, eles misturavam os restos ao monte, incorporando a celebração na construção. Também foram encontradas 32 flautas feitas de ossos de asa de pelicano, guardadas num nincho no templo principal.
O único traço conhecido de deidade no Norte Chico pode ser uma água-forte gravada na casca de uma cabaça: representa uma figura com presas afiadas usando chapéu, que encara o espectador de frente, segurando um longo cajado ou bastão em cada mão. Parece uma versão primitiva do DEUS DA VARA, deidade com presas que é uma das principais do panteão andino. A cabaça do Norte Chico foi feita entre 2.280 e 2.180 a.C. Essa data indica quea principal tradição espiritual andina - AI APAEC ou o PUMA SOLAR - originou-se no Norte Chico e que essa tradição perseverou por pelo menos 4 mil anos.

O Norte Chico acendeu a fogueira cultural. Ao longo dos 3 mil anos seguintes, o Peru hospedou diversas culturas, mas a despeito da sua variedade, todas parecem ter bebido na fonte do Norte Chico. O tipo de intercâmbio estabelecido, cobrindo uma extensa área; propensão para o coletivo; projetos de obras cívicas festivas; alto valaor dos téxteis e da tecnologia têxtil... o Norte Chico parece ter estabelecido o modelo para todas essas práticas.

Baseado no texto de CHARLES C. MANN

Nenhum comentário:

Postar um comentário