quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

TILANTONGO

Os ÑUDZAHUI (chamados de Mixtec pelos espanhóis) eram uma constelação de pequenos principados da Mesoamérica, na região de Oaxaca. Eram rigidamente estratificados, com o rei e um pequeno grupo de familiares e conselheiros nobres ocupando o lugar principal da sociedade. Eles mudavam constantemente de configuração, alguns se expandindo até absorver os vizinhos, outros implodindo quando seus povoados constituintes se separavam para juntarem-se a outras comunidades politicamente organizadas. Mais comumente, duas comunidades se juntavam por laços matrimoniais.

A escrita ñudzahui sobreviveu em apenas oito códices - os "Livros de Camurça" ou "de Casca", cujas páginas pintadas podiam ser dobradas como anteparos ou penduradas na parece como murais. Os espanhóis destruíram todo o resto. Muito pictórica, os textos eram arranjados quase aleatoriamente na página; linhas vermelhas dirigem os olhos do leitor de imagem em imagem. As personagens são identificadas pela sua data de nascimento - o mais importante presságio - dos já famosos calendários mesoamericanos.

Quatro desses códices narram a história de 8-VEADO PATA DE JAGUAR, um astuto sacertode-general-político. Foram traduzidos pelo arqueólogo John D. Pohl:

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Nascido em 1063 a.C., 8-Veado era primo distante da família governante de Tilantongo, que durante décadas esteve engajada numa luta dinástica com o reino do "Fardo Vermelho e Branco". Como seu pai, um alto clérigo, 8-Veado foi educado para o sacerdócio, mas os acontecimentos políticos e sua ambição arrogante o impediram de seguir este caminho.

Depois que um ataque não provocado de Tilantongo contra Fardo Vermelho e Branco elevou a hostilidade a um grau febril, as partes beligerantes concordaram em se reunir numa caverna na montanha sagrada com a Sacerdotisa dos Mortos - um poderoso oráculo que, despojada de carne na mandíbula, tinha uma aparência aterradora de caveira. O representante de Tilantongo era 8-Veado, que foi ao encontro no lugar de seu recém-falecido pai. Para seu desalento, a sacerdotisa ficou do lado dos inimigos de Tilantongo e ordenou 8-Veado, o defensor de Tilantongo, a exilar-se a 160 quilômetros de distância, numa cidadezinha chamda Tututepec, perdida na costa do Pacífico.

Afastado em Tututepec, 8-Veado reuniu um exército privado, comandado por muitos parentes e, numa série de campanhas rápidas, capturou dezenas de povoados e cidades-Estado vizinhos. Além de organizar o maior império jamais visto na região, as conquistas lograram matar a maioria dos irmãos e primos acima dele na linha sucessória real. Após seis anos de guerra, ele retornou ao lar em Tilantongo. Durante a visita, 8-Veado encontrou acidentalmente 6-Macaco, a jovem esposa do rei muito mais velho de Fardo Vermelho e Branco. Apesar da longa inimizade entre os dois reinos, 8-Veado e 6-Macaco secretamente se tornaram amantes.

Em 1096, o soberano de Tilantongo morreu em circunstâncias misteriosas. A Sacerdotisa dos Mortos escolheu o amado meio-irmão mais velho de 8-Veado para ser o regente - isto é: o meio-irmão tornou-se a última pessoa entre 8-Veado e o trno de Tilantongo. Três anos mais tarde, agressores desconhecidos esfaquearam o meio-irmão até a morte numa sauna. O inconsolável 8-Veado assumiu o trono de Tilantongo e declarou guerra a Fardo Vermelho e Branco, o qual ele afirmava ter orquestrado o assassinato.

O palácio de Fardo Vermelho e Branco era construído num penhasco sobre uma curva do rio. Guardado por muros abruptos em três lados, seus soltados só tinham que vigiar o quarto lado, onde havia uma berma de terra. Comandando um exército de mil homens, 8-Veado lançou escadas, enxameou com seus omens berma acima, e entrou no palácio. Como convém a um conquistador, 8-Veado estava usando uma elaborada armadura de algodão, uma barba postiça cerimonial, um capz feito com uma cabeça de jaguar; colares de ouro e jade pendiam de seu peito nu. No palácio ele encontrou 6-Macaco e seu marido, o rei de Fardo Vermelho e Branco. Ambos mortalmente feridos. 8-Veado estava abraçando 6-Macaco quando ela morreu.

Os dois filhos do casal real foram capturados; 4-Vento era o herdeiro do trono. Pegando-o pelos cabelos, 8-Veado obrigou o rapaz a rebaixar-se diante dele. Mas também tomou uma decisão que terá sido sentimental: poupou a vida do filho de sua amante.

4-Vento e seu irmão conseguiram fugir do confinamento e, querendo vingança, se associou ao império Zapoteca em busca de ajuda. Com esse apoio, estabeleceu conexão com rebeldes em Fardo Vermelho e Branco e de outras cidades derrotadas por 8-Veado. E, em 1115, cercaram Tilantongo. A batalha durou seis meses e acabou com a derrota total de Tilantongo. Numa imagem espelhada do passado, 8-Veado foi obrigado a curvar-se diante de 4-Vento. Ele tinha 55 anos de idade, seis reinados oficiais e dúzias de pequenos Estados sob seu controle. Vitorioso e vingativo, 4-Vento o executou pessoalmente... e depois casou-se com a filha de 8-Veado.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Em seu primeiro exercício de estadista, 4-Vento abandonou os aliados zapotecas, aliou Tilantongo ao império Tolteca e atacou Zapoteca. Finalmente, os ñundzahui sob seu comando tomaram grande parte de Oaxaca, obrigando os Estados zapotecas a pagarem impostos. O império por ele estabelecido foi maior que o de 8-Veado, perdurando até o século V, quando foi invadido pelos Mexica.

Baseado em texto de Charles C. Mann

Nenhum comentário:

Postar um comentário