sábado, 27 de julho de 2013

AÓNIKENK, os aborígenes da Patagônia


Os AÓNIKENK, também chamados de TEHUELCHE ou PATAGÕES, viviam num território que ia desde o rio Santa Cruz, na atual Argentina, até o Estreito de Magalhães. Pensa-se que esta étnica chegou na área em torno de 12 mil anos a.C.; de acordo com alguns pesquisadores a palavra "Aonikenk" significa "povo do sul".

Os Aónikenk eram nômades, caçadores-coletores que se deslocaram das estepes da Patagônia em busca de animais para se alimentar. Depois que conheceram o cavalo, através dos europeus, tornaram-se grandes montadores, adotando-o como meio de transporte.

Diz-se que na primeira expedição de Fernão de Magalhães, em 1520, houve um encontro entre ele e um aborígene astral. Este teria sido um Aonikenk, que Antonio Pigafetta descreveu corpulento e de grande porte. Daí o nome seria também patagônios.

A estatura média dos Aónikenk era 1.80m. Homens e mulheres eram robustos, grandes, rosto grande, lábios grossos, nariz curto e largo, olhos pequenos e escuros. Eles tinham pele morena, cabelos pretos, lisos e longos até os ombros. Pintavam seus rostos com linhas vermelhas, pretas e amarelas, e cobriam o resto do corpo com uma mistura de gordura e terra. Além disso, às vezes faziam tatuagens no rosto e nos braços, com pequenos cortes na pele fina e colorindo cinza e terra.

As tribos Aónikenk eram compostas por várias famílias. A autoridade era exercida pelo homem mais velho, ao qual deviam obediência a mulher, seus filhos, seus genros e suas noras.

Ao chegar a idade de casar-se, meninas pintaram seus rostos com uma linha traçada a partir do centro do nariz para os ouvidos e de lá até ao queixo. Desta forma manifestaram o seu interesse em casamento. O pretendente "comprava" sua esposa oferecendo seu pai peles de guanaco, sacos de penas de avestruz ou uma certa quantidade de tempo de caça. O casamento era consumado quando o pai entregava a sua filha para o pretendente que lhe pagava o dote e este levava a noiva para seu novo lar. Dali em diante, Posteriormente, a mulher passava a fazer parte da família do marido.

A divisão sexual do trabalho era um tanto irregular: a principal função do homem era caçar e trazer comida para casa, enquanto a mulher cozinhava, cuidava das crianças, preparava as peles para vestuário, coletava a lenha, procurava água, armava, desarmava e carregava a casa.

A língua Aónikenk abunda em consoantes, sobretudo a letra “K”, como por exemplo:
Aiken: localização ou paradeiro
Kon-Aiken: lugar dos ventos
Kaj: capa
Kau: Toldo
Shotel-Aiken: lugar das flechas
Sus: roupa

Os nativos nikenk usavam pele de guanaco para confeccionar suas roupas, colocando o pelo para dentro e o couro para fora, sendo pintado com linhas em zig-zag nas cores vermelha, amarelho e preto. Os homens usavam grandes capas, chamadas kaj ou quillango, sem amarras; era apenas cruzada no peito, segurando com as mãos. As mulheres, por sua vez, se cobriam com um manto longo, que ajustavam sobre os ombros com um broche de metal, normalmente de prata; por debaixo, usavam um longo camisão sem mangas. Homens e mulheres se enfeitavam com anéis, alfinetes, colares e tiaras de prata, couro, conchas, ossos ou penas, e alguns homens perfuravam o nariz para colocar argolas. Como calçado, usavam botas ou sapatos de pele de guanaco ou raposa.

Por ser um povo nômade, as casas dos Aonikenk eram armações leves coberto de peles, fácil de montar e desmontar, chavadas kau. A entrada estava aberta e protegida do vento com um pedaço de pele que funcionava como porta. O interior era dividido por peles penduradas, criando assim vários espaços. A mulher escolhia o lugar de instalação da casa, ficando no mesmo local por várias semanas ou meses. Estas paradas eram chamados de aiken.

O principal alimento era a carne guanaco e de avestruz, assada sobre brasas. Dos avestruzes, além da carne, usavam a pele, as plumas, os ossos e os ovos. Depois que conheceram o cavalo, o incorporaram também à sua dieta. Quase não comiam peixe, legumes e frutas, qua que nas estepes da Patagônia não é fácil encontrar esses produtos e os Aonikenk não os consideravam essenciais. Sin embargo, fueron grandes consumidores de “yerba-mate” y tabaco. No entanto, eles eram grandes consumidores de erva-mate e tabaco.

Antes da chegada dos europeus, suas armas eram o arco e flecha, mas depois de conhecerem o cavalo, suas armas – assim como seus instrumentos de caça – mudaram. Usavam de preferência lanças, laços e boleaderas – que eram pequenos sacos de couro, do tamanho de um ovo, cheios de seixos ou pedras e amarrado a longas cordas. Cavalgando a grande velocidade, lançavam as. apontando para as pernas dos guanacos e emas. Também usavam essas armas contra o inimigo, em combate. Depois do contato com os colonizadores, conheceram os sabres, catanas e até mesmo armas de fogo.

Os Aonikenk foram hábeis artesãos de couro. Produziam selas, correias e laços, além de todos os tipos de equipamentos para o cavalo, incorporando ferramentas metálicas como cinzéis, limas e machados que conseguiram com os colonizadores.

Os Aonikenk eram, em geral, as pessoas alegres, que se divertiam celebrando festivais e cerimônias em que dançavam, bebiam e comiam até cair. Essas festas eram chamadas de camarucos. Uma das danças típicas era a "dança das avestruzes", interpretado apenas por homens, enquanto as mulheres acompanhavam cantando em volta de uma fogueira. Pintavam seus corpos brancos, se vestiam com uma tanga e na cabeça usando um cocar de penas de avestruz. No peito, se cruzava uma larga faixa com sinos, para marcar o ritmo da música.

Um dos instrumentos típicos, chamado kool, era um pequeno arco de madeira com cordas de crina de cavalo, tocado como se fosse um violino, usando um osso de guanaco ou de ema como haste. Ele jogou como um violino com guanaco osso ou ema. Este osso também podia ser tocado como uma flauta.

Para os Aónikenk, existiam seres superiores que governavam tudo o que acontecia na terra e no universo. existia tudo que rege Aonikenk que aconteceu na Terra e do universo. Um dos mais importantes foi a ELAL, criador da vida, dos animais e do mundo natural. Elal os protegia de GUALICHO, um ser malvado, que causa as desgraças que acontecem às pessoas e, por isso, a quem os Aonikenk temiam.

Acreditavam na vida após a morte, por isso, quando morriam, envolviam o defunto em uma camada de pele guanaco e o enterravam junto a seu cavalo, para acompanhá-lo em sua jornada para o outro mundo. Podiam sacrificar vários cavalos, enterrados separadamente, se a viagem fosse muito longa. Junto do falecido colocavam, também, seus pertences valiosos e comida para a viagem.

Os Aonikenk também sofreram o impacto da cultura europeia. No entanto, embora tenham incorporado com certa facilidade os novos hábitos, não resistiram às doenças contagiosas, como a varíola e a tuberculose. Com a criação da fronteira entre Chile e Argentina e a colonização daquele território pelos europeus, os Aonikenk perderam suas terras e não conseguiram continuar se movendo livremente através dos pampas. Finalmente, os descendentes de Aónikenk que existiam no Chile em meados do século XX, se casaram com colonos ou membros de outros grupos étnicos e, hoje, existe apenas a memória de alguns de seus costumes e o nome em alguns lugares, que evocam a língua.

Baseado em texto de Nuestro Tiempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário