domingo, 29 de julho de 2012

COLÔMBIA PRÉ-HISTÓRICA


A Colômbia sempre serviu de passagem às tribos nômadesem seu percuso para o sul. Da região costeira, voltada para o mar do Caribe, conhece-se a cerâmica e os primeiros indícios para o plantio da raiz da mandioca entre 1.500 e 1.000 a.C. Sem dúvida, houve influência do México, o que é válido também para o complexo de Tumaco. As inúmeras figuras de terracota, com cabeças deformadas e as representações de animais, como jaguar e serpentes, lembram os modelos mesoamericanos.






O fenômeno mais impressionante e misterioso da Colômbia é a cultura megalítica do curso superior do rio Madalena. Por uma área de algumas centenas de quilômetros quadrados, estão espalhadas gigantescas estátuas monolíticas, esteiras em forma de coluna, e túmulos.

Somente na área que circunda San Augustin foram encontradas mais de 300 esculturas. Como testemunhas de uma fase mais remota (cercad da primeira metade do século VI a.C.), foram encontradas colunas monolíticas, com linhas simples que sugerem  uma figura humana. No período subsequente, o culto aos mortos dominou todas as manifestações artísticas e culturais, com túmulos, caixas d epedra, estátuas e grandes sarcófagos. A maioria das esculturas estavam em escrínios subterrâneos, muitas vezes como cariátides das tampas. As representações antropomórficas têm, em sua maioria, características de animais: boca, dentição e narinas de jaguar ou outros animais ferozes. Há também representações de serpentes, crocodilos e pássaros.






Enquanto os túmulos de San Augustin eram, em sua maioria, colinas de terra com até 25 metros de diâmetro, descobriram-se mais ao norte, na paisagem de Tierradentro, túmulos feitos na rocha, com nichos, ornatos circulares e motivos figurativos abstratos. Ao contrário de San Augustin, aqui era comum a incineração.


O culto ao jaguar, bastante divulgado, bem como a forma das grandes esculturas, lembaram as obras dos olmecas.





A Colômbia, "terra do ouro", deve essa fama não apenas ao lendário El dorado, mas também aos seus magníficos trabalhos de ourivessaria.




Texto de Elizabeth Loibl

Nenhum comentário:

Postar um comentário