sábado, 18 de abril de 2009

KAMPA - OS INCAS BRASILEIROS

Hoje, com pouco mais de mil indivíduos, os Kampa são uma nação indígena meio amazônica, meio andina, distribuídos em quatro reservas, nos municípios acreanos de Tarauca, Marechal Taumaturgo e Feijó, nas proximidades dos rios Breu, Envira, Amoner e Igarapé Primavera. Há um grupo entre os Kampa que ainda se mantém arredio, isolado, não aceitando qualquer contato com os brancos.

Pelo que se tem notícia, são os únicos índios do território brasileiro a usar a tecelagem para a confecção de roupas. O guarda-roupa original deles é semelhante ao dos Incas, de quem são descendentes; uma túnica simples que vai até a altura dos joelhos, para os homens, enquanto a das mulheres chega ao tornozelo. A túnica dos Kampa é feita de algodão grosso – mas fresco que a lã das túnicas incas tradicionais.

Quanto à habitação, são um dos poucos ou talvez os únicos índios ‘brasileiros’ que vivem em abrigos sobre estrutura de palafitas. As cabanas possuem o assoalho suspenso. As grandes vantagens desse tipo de estrutura é que ela evita a umidade do solo e permite maior ventilação, além de favorecer a higiene, facilitando a limpeza. O assoalho das casas é construído do caule de uma palmeira chamada ‘Paxuba’. A madeira é prensada ou amassada para a construção do assoalho que, depois de pronto, se abre em pequenas frestas por onde ocorre a circulação do ar.



A caça é uma das atividades desenvolvidas pelos Kampa para a obtenção de alimento. Um dos pratos do principais da floresta é o macaco assado. O animal é levado ao fogo, sobre uma grelha ou em espetos de madeira com o couro e tudo mais. Além do carvão vegetal, pedras ajudam a manter a alta temperatura.

Também chama a atenção a agilidade dos Kampa na navegação. Transportam-se em pequenos barcos de madeira com abrigos de palha. Em pé, utilizam longas varas para dar impulso e manobrar as embarcações de forma impressionante.

Assim são os Kampa, uma das nações entre as centenas de povos indígenas que vivem o avesso dos 500 anos de colonização das américas. Foram contatados no final do século XIX, pela primeira leva de seringueiros que buscou a borracha como fonte de riqueza, na divisa do Brasil com o Peru, hoje Estado do Acre. Sua história, à exemplo da maioria do povo brasileiro, é rica e triste.

Já na década de 1940, a nação Kampa se encontrava escravizada pelos seringueiros. Não sabemos se é por mérito ou se por hipocrisia mesmo, mas naquela época do Estado Novo, eles eram considerados excelentes extratores do látex.


Baseado na reportagem de Armando Araújo e Vicente Rios
Altiplano.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário