domingo, 29 de março de 2009

ABYA YALA




ABYA YALA é o nome que as nações autóctones da América escolheram em 1992, para designar esse continente, em vez de “América” – uma homenagem a Américo Vespucci. A expressão "ABYA YALA" vem da língua dos kunas, um povo natural do Panamá e Colômbia, que antes da chegada de Colombo assim nomeavam essas terras. As duas palavras significam TERRA EM SUA PLENA MATURIDADE ou simplesmente TERRA DO ESPLENDOR.

O líder boliviano aymara Takir Mamani propôs que todos os povos nativos da América utilizassem a denominação "Abya Yala" em suas declarações oficiais, pois “aceitar os nomes estrangeiros em nossos povoados, nossas cidades e nosso continente equivale a subjugar nossa identidade à vontade de nossos invasores e seus herdeiros”.

Essa proposta levou à criação do movimento ABYA YALA SIN FRONTERAS, visando resgatar a sabedoria ancestral, assim como a integração dos povos num único continente e numa única Grande Nação, inspirado no Tawantisuyu dos Incas, que há mais de 500 anos iniciaram o grande processo integrador de Abya Yala.



Nenhum comentário:

Postar um comentário