terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

CH'ALLA


A TRADIÇÃO

Num contexto de festa e alegria, os povos andinos mantêm o antigo ritual de CH’ALLA, ou seja, uma oferenda a Pachamama e aos Espíritos da natureza realizada na terça-feira de carnaval.

A ch’alla começa cedo, na manhã de terça-feira, com queima de fogos, fogueiras e toques de tambor para saudar Pachamama e os Espíritos da natureza. Uma oferta de chicha (cerveja de milho) é colocada em uma concha e apresentada a Pachamama; depois, parte dela é derramada como oferenda, na direção do sol, e bebe-se um brinde. Repete-se o ritual aos Espíritos que convivem conosco no mesmo tempo e o espaço, e sem os quais não existiria a dimensão em que estes vivemos. Antigamente, um feto de lhama também era oferecido a Pachamama nessa ocasião.

Após isso, abençoa-se a casa, começando por aspergir a bebida na porta de entrada, pedindo proteção e prosperidade, pois é ali que o Espírito da Casa habita. Abençoa-se, da mesma forma, o altar doméstico, as máquinas de costura, o carro, os objetos pessoais, o material de trabalho e tudo que for importante, consagrando-os a Pachamama e aos Espíritos.

Por fim, repete-se o mesmo ritual na praça, onde um pequeno pedaço de terra é cercado simbolicamente com serpentina para reverenciar e oferecer presentes à Mãe-Terra, entre eles bebida alcoólica, confetes, doces, incenso, etc.

MORALES CELEBRA A CH'ALLA

O presidente Evo Morales celebrou hoje o ritual da ch'alla na sede do Palácio de Governo para abençoar seu "local de trabalho", como manda a tradição na Bolívia. Morales explicou que realizou o rito porque desde sua infância ensinaram a ele que no carnaval faz-se "ch'alla" no local do trabalho como oferenda à Pachamama - a Mãe Terra -, segundo uma tradição da cultura aimará, etnia à qual pertence.

"(...) O palácio está em território aimará, temos a obrigação de fazer este rito à Mãe Terra", acrescentou o presidente durante um breve discurso.

Morales também lembrou que em seus tempos de juventude, quando ganhava a vida como trompetista na cidade de Oruro, chegou a participar da ch'alla de uma fábrica de biscoitos em uma sexta-feira de carnaval.

Pouco depois do ritual, no qual se queimou álcool e incenso em oferenda à Mãe Terra, as portas do Palácio se transformaram em um autêntico baile de carnaval.

Um comentário:

  1. Amigooooo,

    Indiquei seu blog para o selo "Premio Dardos".

    O Prêmio Dardos foi criado para "reconhecer os valores que cada blogueiro mostra cada dia em seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc., que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras."

    Cada blogueiro deverá colocar o selo no seu site, citando de quem recebeu e qual o blog, presentar até 15 outros blogs com o prêmio e assim por diante.


    Então, cole o selo em seu blog!

    Parabéns mais uma vez pelo seu trabalho,

    Yv.

    ResponderExcluir